sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Satelite Telstar 1 a 50 anos atras fazia a sua primeira transmissão por TV no mundo

Postado por




O satélite Telstar foi lançado pela NASA em 10 de julho de 1962, a partir do Cabo Canaveral, na Flórida, e foi a primeira missão espacial financiada pela iniciativa privada. Dois dias depois do lançamento, ele transmitiu o primeiro sinal transatlântico de televisão do mundo, da estação terrestre de  Andover, Maine, ao Pleumeur-Bodou Telecom Center, Brittany, na França.

Desenvolvido pela Bell Telephone Laboratories para AT&T,  Telstar foi o primeiro satélite do mundo de comunicações e também a primeira carga comercial do mundo no espaço. Ele demonstrou a viabilidade da transmissão de informações via satélite, ganhou experiência em rastreamento por satélite e estudaram o efeito de cinturões de radiação de Van Allen no projeto do satélite. O satélite foi spin-estabilizado para manter a sua orientação desejada no espaço. A energia dos equipamentos de bordo foi fornecida por um painel solar, em conjunto com uma bateria de sistema de back-up.

Embora operacional por apenas alguns meses e sendo capaz apenas de transmitir breves sinais de transmissão de televisão, Telstar imediatamente capturou a imaginação do mundo. As primeiras imagens, as do presidente John F. Kennedy e do cantor Yves Montand da França, juntamente com clips de eventos esportivos, as imagens da bandeira americana balançando na brisa e uma imagem do Monte Rushmore, foram precursores das comunicações globais que hoje são mais um dado adquirido.

Telstar foi operado em uma órbita baixa da Terra e foi seguido pelas estações terrestres em Maine e na França. Cada estação terrestre tinha uma grande antena de microondas montada em rolamentos, para permitir acompanhar o satélite durante o período de cerca de meia-hora de cada órbita tempo que esse estava visível para o rastreio. Os sinais de Telstar foram recebidos e amplificados por um ruído de baixa "maser" (Amplificação de Microondas por Emissão Estimulada de Radiação), o predecessor do laser moderno. Depois de demonstrar a viabilidade do conceito, os satélites subsequentes comunicações foram colocados em uma órbita muito mais elevada, aproximadamente  35600 quilômetros acima da Terra, em que a velocidade do satélite corresponde a rotação da Terra e, assim,  esse parece fixado no céu. Durante  a sua vida operacional, o Telstar 1 completou mais de 400 telefonemas , telégrafo fac-símile, e transmissões de televisão. Operou-se até novembro de 1962, quando os seus componentes eletrônicos a bordo falharam devido aos efeitos da radiação espacial.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário