terça-feira, 30 de outubro de 2012

Banda C e KU na mesma antena sim é possível

Postado por












Muita gente tem nos questionado sobre a possibilidade de usar apenas uma antena para captar a Banda C e Banda KU na mesma antena.

Esse tipo de apontamento é relativamente simples e a qualidade vai depender dos equipamentos que você terá a disposição, tamanho da antena, qualidade dos LNBs…


Vale lembrar que a possibilidade apenas existe para quem usa antena focal point, telada ou de chapa, já que a antena offset não dará a qualidade de sinal necessária para a banda c.

Você pode optar pelo método fácil e comprar logo um LNBF que seja banda C e banda KU ao mesmo tempo, veja foto dele abaixo. A dificuldade é encontrar ele a venda e o preço que deverá estar em média por R$ 150,00.

[caption id="" align="alignnone" width="299"] Banda C e KU na mesma antena sim é possível[/caption]

Com um LNBF destes basta montar na antena focal point, instalar os cabos e procurar os canais, para melhorar a qualidade eu fecharia a antena telada pelo menos até a metade da circunferencia dela, para melhorar o sinal.

Faça você você mesmo o seu LNBF Banda C e KU.

A dificuldade que você terá é que está é uma operação delicada em que se deve tomar cuidado com as agulhas que existem dentro do LNBF banda C, como também o posicionalmente correto do LNBF banda KU em relação ao Banda C, para que se tenha a melhor qualidade e força de sinal possíveis.

Outro senão será que o valor gasto para se fazer esta adaptação será muito próximo do valor de se comprar um LNBF C/KU já pronto, pois deve-se usar para a Banda KU um LNBF do tipo focal point, que é sempre mais caro que os LNBFs para antenas Offset.

Em uma pesquisa no Google, eu achei um tutorial bem razoável sobre como se fazer este tipo de adaptação no LNBF, alguns fóruns também tem trazido este tutorial, que é na verdade já bem antigo, mas bastante funcional.

Reitero que o StarOne C2 é o melhor satélite para se usar este tipo de LNBF pois o sinal é muito bom o que minimiza a perda de sinal do equipamento.

 

Segue abaixo o tutorial:

 

Montagen do lnbf banda C e KU para mesma antena







Pessoal, aqui vai um breve tutorial para adaptar 01 LNBF KU em LNBF Banda C para receper dois tipos de sinais em uma única antena.


A antena tem que ser obrigatóriamente fechada, e ter no mínimo 1,5 metros.




Vamos lá:
Retire o alimentador do LNBF KU, guarde os parafusos, pois eles servirão para fixar o LNB KU no LNBF C e o alimentador serve para marcar os furos do LNBF banda C
Banda C e KU na mesma antena sim é possível


Quando fazer o furo atente para a posição horária do LNBF, Ex: Se eles forem utilizados para o Satélite C2, a posição da agulha terá que ficar igual a do LNBF banda C:


Cuidado para não afetar a agulha do LNBF C quando estiver furando


Veja como ficou depois dos furos:
Banda C e KU na mesma antena sim é possível


Agora é só fixar o LNBF KU no Banda C, atentando para a posição da agulha.


Veja como ficou depois de montado.


Banda C e KU na mesma antena sim é possível


Banda C e KU na mesma antena sim é possível


Coloque silicone na fixação dos LNBF para ajudar na vedação.


 


Pronto!! LNBF preparado para Recepção de sinais BANDA C e KU.


 


Agora vejamos como ficou na antena:


Banda C e KU na mesma antena sim é possível


Banda C e KU na mesma antena sim é possível


 



 


Pronto, bom apontamento.


fonte: gpspesquiza

0 comentários:

Postar um comentário

Faça o seu comentário